O evento acontece no Paiol dos Pellizzaro no roteiro de agroturismo Caminho Da Roça em Lageado Dos Pintos a 8 km do centro de Concórdia –SC. As pessoas são recebidas  pelo grupo de agricultores familiares e cantam i canti italiani dei nostri noni (cantos italianos dos nossos avós), que relembram a saga da vinda dos imigrantes italianos, assistem e participaram da virada da polenta e degustarm de um jantar típico italiano regado a vinhos e sucos naturais. Depois da janta tem sfrotole (piadas em dialeto vêneto), jogo da mora, cantoria e para finalizar o brodo.

O Filó Talian de Lageado dos Pintos, foi lançado oficialmente em agosto de 2013 como produto turístico patrimônio cultural e imaterial no roteiro de agroturismo Caminho da Roça em Concórdia SC-Brasil. O Filó Talian é um projeto idealizado pela associação regional de turismo integrado Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau.  O projeto faz um resgate da cultura italiana dos nossos antepassados, valorizando os agricultores familiares, sendo um produto turístico forte e bem estruturado agregando renda para o município e para os agricultores daquela comunidade, com os grupos de turistas que fazem o filó por agendamento. Aproximadamente  6 mil pessoas participaram de mais de 100 filós  nestes 7 ano e três meses de existência  do Filó, interagindo com o jeito de viver dos imigrantes descendentes de italianos, e todas são sempre unânimes, para eles é um momento de muita emoção e de resgatar a cultura dos pais e dos avós e para os mais velhos de reviver momentos.   O Filó era no passado um momento de encontros noturnos, onde os vizinhos, colonos Italianos, se reuniam. “Filó é um costume dos imigrantes descendentes de italianos. Como ao chegarem no Brasil a vida era muito difícil, reuniam as famílias no final do dia de muito trabalho, andando quilômetros a pé, guiados por lampiões a querosene para ir na casa do vizinho comer polenta, tomar brodo, contar estórias, fazer negócios, fazer tranças para chapéu e principalmente para rezar pedindo a Deus, força para continuar a batalha do dia a dia”, explica a assessora técnica da Águas do Oeste Catarinense e uma das idealizadoras do projeto Adriana  Maria Portolan. O trabalho desenvolvido em Concórdia vem rendendo bons frutos e está sendo levado para várias partes do mundo, depois que o projeto foi premiado no Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (FiaCult 2015). O vídeo do Filó de Lageado dos Pintos, recebeu o prêmio na categoria “Pessoas, Culturas e Tradições”, no dia 21 de setembro de 2015, em Florianópolis/SC.O sócio proprietário da TV Bom Dia SC, Evandro Novak, que fez o vídeo que conquistou o prêmio internacional relata, que o grande diferencial deste produto turístico é a alegria contagiante dos participantes, pessoas da própria comunidade. “Alguns fatores foram determinantes para a premiação, a alegria, as pessoas, uma história e a gastronomia. Este foi o primeiro filme (filmagens de um encontro do Filó) de Santa Catarina premiado no FiaCult”, comemorou Novak.

Para Agenor Frigo, que elaborou o livro de cantos que também foi um dos idealizadores do projeto, este é o momento de agradecer as conquistas e incentivar bons projetos, que oferecem o que as regiões têm de melhor. “Primeiramente temos que agradecer pela valorização de nosso produto turístico patrimônio cultural e imaterial, o Filó, que trata um pouco sobre a contribuição dos imigrantes italianos para nossa região. Para nós é sempre um orgulho receber os participantes do evento que são sempre muito divertidos e receptivos e fazendo Filó um momento ainda mais especial com suas participações”.

O evento  acontecia duas vezes por mês por agendamento para grupos de até 65 participantes podem ser feitos diretamente no fone: 49-991512701, mas devido a pandemia do coronavírus, todos os eventos do ano de 2020  e do primeiro trimestre de 2021 foram cancelados.

(49) 99994-0132

Entre em contato pelo whatsapp

caminhodarocarural@gmail.com

Envie-nos um e-mail

Lajeado dos Pintos, Concórdia/SC - Brasil